Projetos bem-sucedidos!
Campo Grande News - Marketing Digital para Site de Notícias
A Gestão Ativa começou seu relacionamento com o Campo Grande News em 2008, quando foi contratada para realizar um trabalho de SEO Pontual.
À época, o site de notícias já tinha mais de 5 anos de história, e havia grande dificuldade com comparação de métricas de visitação (O Google Analytics ainda não era usado como padrão-ouro do mercado), mas o site sem dúvida estava entre os 3 maiores sites do estado de Mato Grosso do Sul, com cerca de 1 milhão de visualizações de página / mês.
Num mercado que trabalha com venda de publicidade cobrando por CPM (Custo por Mil Impressões), ou seja, que vende a quantidade de vezes que um anúncio é aberto, a métrica definitiva são as Visualizações de Página (ou Pageviews).
DESAFIO
Nenhum dos sites regionais de notícia possuía preocupação com indexação no Google, e também os aspectos de usabilidade e semântica Web que são parte indissociável das otimizações On Page.
Outra grande dificuldade era a plataforma antiga, que dificultou a aplicação de todas as diretrizes de SEO na programação do site, e havia também falta de verba do jornal para ações de marketing.
SOLUCÃO PONTUAL
Neste cenário turbulento, foi estabelecida uma parceria de resultados com o jornal, onde seria disponibilizado espaço publicitário no jornal, de acordo com as metas atingidas.
A primeira parte do trabalho foi realizar uma avaliação completa das configurações de servidor, estrutura de programação e código-HTML, para que o site primeiro tivesse todas as suas páginas indexadas.
Uma vez que este trabalho foi feito, o Google em poucos dias indexou mais de 100.000 páginas que estavam “invisíveis” aos buscadores, e o resultado apareceu imediatamente.
RESULTADO PONTUAL
Os resultados deste primeiro trabalho de otimização foram agressivos, principalmente por ter conseguido fazer os buscadores “enxergarem“ todas estas páginas.
De 2008 a 2009 o crescimento em Pageviews/ano foi de 150%, o que elevou o patamar de visitantes únicos, e garantiu uma posição de liderança disparada no Estado de MS.
NOVO DESAFIO
Depois do trabalho pontual, o jornal continuou tendo suas novas páginas indexadas, mas passou por uma mudança de plataforma sem se preocupar com indexação e redirecionamentos, e passou por um período de pouca alteração nos pageviews (5% de crescimento em 2 anos), e quando viu que os concorrentes começaram a renovar seus sites, novos jornais online começaram a surgir, e mesmo que o número de usuários de internet aumentasse consideravelmente todo mês, o volume de visitas não subia.
Um dos desafios da liderança é não ter benchmarks ou concorrentes para se espelhar, mas olhando para o mercado global de notícias (que é um dos principais conteúdos que os usuários procuram online), havia vários caminhos a serem tomados.
Outro grande problema que a equipe de marketing do jornal identificou foi quanto ao Alexa, já que este era usado por muitos anunciantes para as decisões de investimento. Este desafio era muito grande, já que o cálculo das métricas do Alexa (mesmo depois de comprado pela Amazon) ainda é uma caixa-preta.
SOLUÇÃO CONTINUADA
Com dois anos sem crescimento em visitas, o Campo Grande News procurou a Gestão Ativa novamente, no início de 2013 para desenvolver um novo trabalho, agora mais acentuado, de otimização para buscadores. Depois do trabalho inicial (On Page) da nova plataforma foi melhorado, o próximo passo foi evoluir o trabalho para uma consultoria em conversões (CRO - com foco em aumentar pageviews/visita), e também de criação de landing pages de conteúdo para conquistar visitas palavras-chave mais amplas (da long tail, ou cauda longa). Outro trabalho foi o Alexa Optimization, uma técnica muito pouco conhecida, mas que ajuda na correta quantificação de resultados no Alexa.
Ainda no mesmo ano, a Gestão Ativa indicou também a contratação da 80 20 Marketeria Digital (as empresas ainda não faziam parte do mesmo Grupo), para atuarem nas redes sociais, intensificando a frequência de postagens, e também acrescentando um toque visual e de engajamento, investimento em mídia online, e com campanhas ativadas continuamente nestas redes.
Das duas novas soluções, era muito importante que a métrica de resultados fossem pageviews para o site, então o trabalho foi focado em trazer mais visitas para o site, sempre.
RESULTADOS CONTÍNUOS
Após a nova “pegada“ de SEO mais próxima, avançada e focada, juntamente com o trabalho de redes sociais, no ano de 2013 o crescimento em pageviews totais foi de 35%, o que gerou um crescimento 6x maior que o aumento do número de usuários de internet de Mato Grosso do Sul no ano.
O gráfico abaixo mostra a evolução de Pageviews ao longo do tempo, e mostra claramente o impacto de um trabalho de Marketing Digital em dois períodos distintos (2008-2009 e 2012-2013).
Quando analisamos as origens de tráfego, as visitas de buscadores saíram de 8% (2008) para 40% (2013) das visitas totais ao site.
Quanto ao trabalho de redes sociais, o jornal começou a gerar conteúdo no Facebook em 2011, fechando o ano com 5% das visitas totais vindas desta rede social. No ano de 2013, encerrou com 25% das visitas vindas destes fonte.
No Alexa, pode ser vista a grande diferença após a otimização, e o site ser identificado como o 167o maior site do Brasil.
Nesta parceria de mais de 5 anos agora, o cenário do Campo Grande News é aumentar ainda mais a proporção de visitas vindas de buscadores e das redes sociais, e garantir a continuidade da posição de liderança disparada em seu segmento. O trabalho conjunto da 80 20 Marketeria Digital e Gestão Ativa representa hoje 65% (dois terços) das visitas do site, e em termos de pageviews, sua principal métrica, saiu dos singelos 1 milhão / mês para 15 milhões por mês, em 5 anos.
PERGUNTAS
E o seu site de notícia, está bem indexado nas buscas? Quanto % das suas visitas são oriundas de buscadores? E de Redes Sociais? Você está aproveitando o potencial do Marketing Digital para seu negócio?